quarta-feira, 18 de março de 2009

Geladeira limpa e sem odores




Ela é o principal aparelho eletrodoméstico da cozinha. Além de armazenar, resfriar e congelar, preserva as propriedades nutritivas dos alimentos. Mas isso se estiver limpa e organizada da maneira correta. Dicas nunca são de mais né!!!

Limpeza
-Coloque água com bicarbonato de sódio em um balde - 2 colheres(café) de bicarbonato para cada litro de água. Molhe uma esponja nessa mistura e passe no interior da geladeira. Seque com um pano. A limpeza externa deve ser feita com uma esponja ambebida em água e sabão neutro.
- Evite o mofo da borracha de vedação: para cada copo de água, coloque 2 colheres (sopa) de água sanitária e aplique com uma escova de dentes. Para manter a qualidade da borracha passe um pano com vaselina líquida após a limpeza.
- Faça o degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de 1 centímetro.

Sem cheirinho ruim
- Depois de usar os ovos, lave bem as cascas e deixe-as secar. Quebre-as em pedacinhos, coloque em um pires e deixe no fundo da geladeira. Como a casca é porosa, ela absorve o mau cheiro. Um pedaço de carvão tem o mesmo efeito.
- Outras boas dicas: deixe um chumaço de algodão embebido em vinagre em um cantinho dentro do eletrodoméstico. Se preferir, coloque um pires com pó de café (usado ou não) em uma das prateleiras e troque toda semana.

Você sabia?
Para evitar a reprodução de fungos e bactérias, nunca deixe alimentos dentro da panela nem leve à geladeira enlatados abertos. A comida deve ser guardada em recipientes com tampa ou coberta com papel-filme. Frutas como abacaxi e mamão devem ser limpas, cortadas e condicionadas em vasilhas tampadas por, no máximo, três dias. Ao comprar frios ou verduras, retire-os da embalagem original e acomode-os num recipiente limpo.

Um comentário:

  1. Alô Maika, que alegria saber e acessar o seu blog, o primeiro de uma comunicadora feminina na "Capital do Centro-Oeste do Paraná".
    Viva!
    Votos de muito sucesso e informação diária de qualidade aos leitores e ouvintes do dia-a-dia.
    "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena."
    Ilivaldo Duarte

    ResponderExcluir