sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta Feira 13!!!!

Muita gente faz de tudo para que neste dia, considerado de azar, nada saía errado. Evita passar em baixo de escada, cruzar com um gato preto ou ainda quebrar espelhos. É a segunda vez que neste ano, temos uma sexta feira 13. E para o desespero dos supersticiosos teremos mais uma no mês de novembro.
Você sabe por que sexta-feira 13 é considerada um dia de azar?
Segundo o site de perguntas e respostas do YAHOO, além da versão histórica de perseguição aos templários no dia 13 de outubro de 1307, também existiam lendas nórdicas e cristãs sobre o sombrio treze. Nas lendas nórdicas, existe a história de Loki e a história de Friga, ambos deuses. Na primeira, Loki, deus da discórdia, aparece sem ser convidado a um jantar para 12 convidados em Valhalla, a morada dos deuses. Obviamente, o engraçadinho causa grande alvoroço e confusão, matando inclusive Balder, o deus favorito.
Já a segunda lenda trata da deusa da beleza, Friga ( seu nome deu origem à friadgr e friday, sexta-feira em escandinavo e em inglês). Quando os cristãos converteram os nórdicos, a deusa foi endemonizada e, segundo a lenda, toda sexta-feira se reunia com 11 feticeiras e o demônio, totalizando 13 pessoas. Além disso, segundo a crença cristã, a Última Ceia de Cristo foi numa sexta-feira, e nela se encontravam, além do próprio Jesus, os 12 apóstolos, ou seja, 13 pessoas. No Judaísmo, Eva ofereceu a maçã a Adão na sexta-feira, e o dilúvio começou no mesmo dia.

E agora heim? Melhor não arriscar né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário